EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876
Tipo: Artigo
Título: HIPERTENSÃO ARTERIAL E FATORES DE RISCO EM GESTANTES
Autor(es): AMADEI, Janete Lane
MERINO, Caroline Guelfe
Abstract: Este estudo investiga sobre a incidência de hipertensão e fatores de risco em gestantes atendidas em Unidade Básica de Saúde localizada na cidade de Cianorte – Paraná. Foram entrevistadas 52 pacientes com aplicação de instrumento de pesquisa em forma de questionário abordando hipertensão e os fatores de risco para desenvolvimento de síndromes hipertensivas. Como resultado, obteve-se que não houve diferenças significativas entre os dados obtidos na população estudada (15,38%) e o referencial teórico para síndromes hipertensivas na gestação (10 a 22%). Sobre os fatores de risco, as gestantes apresentam os fatores nuliparidade, obesidade, herança familiar, sedentarismo e raça negra e não apresentam os fatores tabagismo, idade materna avançada e gestação gemelar. Na análise de razão de chances da ocorrência dos fatores de risco na hipertensão durante a gravidez observa-se que: o fator de risco raça é de 1,6 vezes maiores para a raça negra em relação à branca; herança familiar é 3,6 maior para gestantes que relatam ter as doenças na família; 0,07 maior para o consumo de leite e derivados para reposição de cálcio e 0,64 para a prática de atividades físicas. Concluímos que estes levantamentos permitem uma estimativa regional do problema, permitindo detectar falhas na qualidade da assistência, norteando intervenções na assistência básica para prevenção da hipertensão entre parturientes e poderão servir de sustentação para projetos de promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida das gestantes.
Palavras-chave: Hipertensão
Gestação
Mortalidade materna
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5876
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janete_lane_amadei.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)95.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.