Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871
Tipo: | Artigo |
Título: | A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL FACE AO MULTILINGUISMO |
Autor(es): | SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida |
Abstract: | Neste trabalho procurou-se enfatizar a trajetória de políticas linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil na perspectiva de possibilitar uma visão contextual, social, política e educativa do ensino da língua em diferentes épocas no país, para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica qualitativa. A partir do levantamento teórico foi possível evidenciar que embora o Brasil sempre tenha sido um contexto multilíngue/multicultural, a situação histórica, política e social implicou na idealização de um monolinguismo, para que isto se concretizasse muitas vezes adotaram-se políticas de silenciamento e apagamento de línguas autóctones (indígenas) e alóctones (imigrantes). No entanto, as políticas linguísticas têm tido ao longo da história avanços significativos para a perspectiva multilíngue no Brasil, o que acentua ainda mais que estas são reflexos de concepções e de condições políticas e sociais vigentes de cada época. O multilinguismo/multiculturalismo, além de realidade passou a ser reconhecido e aceito, passaram a ser desenvolvidas políticas linguísticas que visam implementar ações em prol da diversidade linguística. |
Palavras-chave: | Ensino - Brasil Língua Portuguesa Multilinguismo |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871 |
Data do documento: | 27-Out-2009 |
Aparece nas coleções: | VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
jakeline_aparecida_semechechem.pdf | Trabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009) | 82.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.