EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871
Tipo: Artigo
Título: A TRAJETÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL FACE AO MULTILINGUISMO
Autor(es): SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida
Abstract: Neste trabalho procurou-se enfatizar a trajetória de políticas linguísticas para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil na perspectiva de possibilitar uma visão contextual, social, política e educativa do ensino da língua em diferentes épocas no país, para isso foi utilizada a metodologia bibliográfica qualitativa. A partir do levantamento teórico foi possível evidenciar que embora o Brasil sempre tenha sido um contexto multilíngue/multicultural, a situação histórica, política e social implicou na idealização de um monolinguismo, para que isto se concretizasse muitas vezes adotaram-se políticas de silenciamento e apagamento de línguas autóctones (indígenas) e alóctones (imigrantes). No entanto, as políticas linguísticas têm tido ao longo da história avanços significativos para a perspectiva multilíngue no Brasil, o que acentua ainda mais que estas são reflexos de concepções e de condições políticas e sociais vigentes de cada época. O multilinguismo/multiculturalismo, além de realidade passou a ser reconhecido e aceito, passaram a ser desenvolvidas políticas linguísticas que visam implementar ações em prol da diversidade linguística.
Palavras-chave: Ensino - Brasil
Língua Portuguesa
Multilinguismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5871
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jakeline_aparecida_semechechem.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)82.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.