EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE MARINGÁ
Autor(es): CARVALHO, Jacira Monteiro
Dutra, Kléia Matos
MILANI, Rute Grossi
Abstract: O diagnóstico de depressão é mais difícil nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com birra ou falta de educação, mau humor, tristeza e agressividade. O presente estudo verificou a prevalência de sintomas depressivos em alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Maringá, buscando identificar os sintomas mais freqüentes. Participaram da pesquisa 177 alunos de 3ª e 4ª séries de ambos os sexos moradores em dois bairros distintos. A coleta de dados foi realizada em uma única entrevista com grupos de no máximo 5 alunos, no próprio ambiente escolar. Somente aqueles alunos cujos pais autorizaram sua participação na pesquisa foram entrevistados. O instrumento utilizado para a coleta de dados durante a entrevista constituiu-se do Inventário de Depressão Infantil CDI. Os resultados indicaram uma prevalência de sintomas depressivos em torno de 2,26% para a amostra analisada. Em virtude dos resultados obtidos no presente estudo, entendemos que há a necessidade da realização de novos estudos e pesquisas junto a crianças em idade escolar, pois há um número significativo de psicopatologias que vêm se desenvolvendo na infância e na adolescência e que demandam um diagnóstico precoce, que possibilite ações oportunas junto à criança, à família e à escola.
Palavras-chave: Depressão infantil
Sintomas depressivos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5869
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jacira_monteiro_carvalho.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)83.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.