EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5856
Tipo: Artigo
Título: HÁBITATS, LOCAIS DE REPRODUÇÃO E SÍTIOS DE VOCALIZAÇÃO DA ANUROFAUNA DA REGIÃO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): AFFONSO, Igor de Paiva
CUNHA, Eduardo R.
SILVA, Emanuel G. C.
NAVARRO, Milena Prendin
DELARIVA, Rosilene L.
Abstract: O presente trabalho objetiva relacionar as espécies de anuros com os tipos de ambientes em que ocorrem no município de Maringá e região. As amostragens foram realizadas entre agosto de 2006 e julho de 2007 por perseguição das vocalizações emitidas por machos e anotação dos dados. Os animais encontrados durante as amostragens foram identificados sendo que 05 exemplares de cada espécie, quando encontrados, foram fixados em formol a 10% e acondicionados em álcool a 70%, para constituírem a coleção de referência. As vocalizações dos anuros machos foram gravadas e identificadas e a distribuição espacial das vocalizações, bem como os ambientes freqüentados por esses animais, foram relatados e computados. Verificou-se a ocorrência de 21 espécies distribuídas em 8 famílias, sendo: Bufonidae, Cycloramphidae, Hylodidae, Microhylidae e Ranidae com apenas um representante cada; Leiuperidae com 2 espécies; Hylidae com 9 espécies; e Leptodactylidae com 5 espécies. Observou-se maior ocorrência dos animais em sítios de reprodução alocados em poças temporárias e permanentes em áreas abertas, embora outros ambientes como riachos, brejos e florestas também tenham sido utilizados.
Palavras-chave: Anurofauna
Reprodução
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5856
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
igor_paiva_affonso.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)239.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.