EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5844
Tipo: Artigo
Título: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO DO POPULAR NO FILME A MÁQUINA
Autor(es): OLIVEIRA, Guilherme Adorno de
PIMENTEL, Renata Marcelle Lara
Abstract: Este texto apresenta a pesquisa desenvolvida em 2008 no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar) sobre os aspectos representativos do popular no filme brasileiro A Máquina. A teoria dos Estudos Culturais e as contribuições teóricas e metodológicas da Análise de Discurso francesa (AD) nortearam o percurso da análise fílmica, que propôs descrever o processo de identificação do popular, questionando as formas de representação dos personagens e cenários característicos do povo nordestino. Enquanto a análise era delineada, os (deslocamentos dos) sentidos produzidos pelo discurso imagético-verbal mostraram regularidades que marcaram os pontos de discussão descritos na pesquisa: a religião; o contraponto local em meio ao global; as influências midiáticas e a afirmação do popular como popular. O estudo analítico destas regularidades permitiu fazer a proposição de que o popular encontra na sua cultura, no seu cotidiano e na sua linguagem formas de resistência, ainda que inconscientes, ao já estabelecido.
Palavras-chave: Cinema brasileiro
Identidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5844
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
guilherme_adorno_oliveira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)74.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.