EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5837
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE HÍBRIDOS DE MILHO-PIPOCA PARA PRODUÇÃO DE MINIMILHO
Autor(es): SANDOVAL JUNIOR, Gilberto Barbosa
PAULI, Dino Antonio
SANTOS, Fernando Sabadin dos
FERREIRA, Fernando Rafael Alves
Abstract: O minimilho ("babycorn") é o nome dado às espigas jovens (espiguetas), não polinizadas, isto é, antes da formação de grãos, de qualquer tipo de milho. O objetivo deste trabalho foi identificar híbridos simples promissores para minimilho. Foram obtidos 36 híbridos simples a partir de linhagens extraídas de Zélia, CMS 42, CMS 43, UEM M2, Zaeli e IAC além de cinco materiais cultivados a fim de servirem como testemunhas, sendo as pipocas IAC 112 e 125, Zélia e Ângela e o milho comum Tailandês, comumente utilizado para tal fim. O experimento foi instalado no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições, na fazenda experimental da UEM. As características avaliadas nos híbridos simples para produção de minimilho foram: diâmetro de espiga com palha (DECP) e sem palha (DESP), comprimento de espiga com palha (CECP) e sem palha (CESP), massa de espiga com palha (MECP) e sem palha (MESP), rendimento com palha (RECP) e sem palha (RESP). Os dados foram expressos em kg ha-1. Nenhum híbrido de linhagem apresenta média de rendimento de espigas sem palha que possa ser indicado para o comércio de forma imediata.
Palavras-chave: Babycorn
Caracteres agronômicos
Zea mays
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5837
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gilberto_barbosa_sandoval_junior2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)96.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.