01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/582
Tipo: Dissertação
Título: A prática de atividade física de docentes em uma instituição privada de ensino superior na cidade de Maringá - PR
Autor(es): PORTELLA, Marcus Moreno Krusche
Primeiro Orientador: PAVANELLI, Gilberto Cezar
Resumo: A docência, por si só, é muito estressante e sua associação com fatores de risco pode levar a impactos negativos. Os estilos de vida de pessoas fisicamente inativas são um dos principais aumentos da prevalência das doenças cardiovasculares. E apesar da procura de programas por atividade física, observa-se que entre os fatores de risco, o sedentarismo é dos mais prevalentes. Tendo em vista este quadro, este projeto objetiva verificar a percepção da atividade física dos docentes de uma Instituição privada de ensino superior da cidade de Maringá-PR. Os dados foram coletados por meio de dois questionários, um com dados pessoais e experiência em atividade física e o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), Questionário Internacional de Atividade Física. E os recursos estatísticos foram obtidos por uma amostra de convivência com coleta dos dados nos três períodos da instituição, dada à dificuldade de se encontrar os docentes em diferentes dias e horários, tendo como ponto de partida a atividade física, onde orientará para uma melhor qualidade de vida dos docentes e o potencial da mesma como agente terapêutico. Concluiu-se que a maioria dos entrevistados foi do sexo feminino 70,66%, e 29,34% são do sexo masculino, a prática de atividade física está relacionada a exercícios físicos para 61,57% dos entrevistados, os que praticam atividade física a menos de 5 anos são 65,57%, dentre os praticantes de atividade física: 63,16% são do sexo masculino, 75% tem IMC magro, 45,13% fazem atividades em academias, seguido de caminhada e corrida, os não praticantes de atividade física, 62,86% tem IMC obeso.
Palavras-chave: Atividade física
Docência
Sedentarismo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/582
Data do documento: 29-Fev-2016
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUS MORENO KRUSCHE PORTELLA.pdfDissertação553.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.