EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5817
Tipo: Artigo
Título: ESTUDO DO EFEITO CITOTÓXICO E DA ATIVIDADE ANTIVIRAL DE POLISSACARÍDEOS EXTRAÍDOS DE CORPOS FRUTÍFEROS DE Agaricus blazei (MURRIL)
Autor(es): POLI, Fernanda Virgílio
RICHARTZ, Rosária Regina Tesoni de Barros
CHAVES, Mariane Bonatti
GERN, Regina Maria Miranda
Abstract: A espécie Agaricus blazei (Murrill), conhecida popularmente como Cogumelo do Sol, é nativa de Piedade, interior do estado de São Paulo, e atualmente é bastante cultivada no Japão, principalmente por suas propriedades medicinais. Em sua composição química podem ser encontrados complexos glicoprotéicos e polissacarídeos (ß-glicanos) que apresentam propriedade de potencializar o sistema imune, além de atividade antitumoral, antioxidante, antiinflamatória e antiviral. Vários trabalhos têm demonstrando o potencial terapêutico de Agaricus blazei atribuído à presença de polissacarídeos com atividade imunoestimulatória denominados ß-glicanos do tipo ß -(1,3), ß -(1,4) e ß -(1,6) presentes na parede celular deste fungo. A herpes bucal é uma doença infecciosa muito contagiosa, geralmente benigna, causada pelo vírus da família dos Herpesviridae, o Herpes simplex vírus (HSV-1). Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito citotóxico in vitro de diferentes concentrações de polissacarídeos extraídos de corpos frutíferos de Agaricus blazei (9,76 a 5.000,00 µg/mL), bem como avaliar a atividade antiviral in vitro destes compostos contra o vírus Herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Para a extração dos polissacarídeos seguiu-se metodologia proposta pela Farmacopéia Brasileira. Para avaliação do efeito citotóxico, bem como da atividade antiviral, utilizou-se células Vero. O vírus utilizado foi o Herpes Simplex (HSV-1). Em relação ao teste de citotoxicidade, a concentração máxima de polissacarídeos, tanto de alto quanto de baixo peso molecular, que não apresentou efeito citopático às células Vero foi a de 156,25 µg/mL. Em relação à atividade antiviral, todas as concentrações de polissacarídeos inferiores à concentração citotóxica, mostraram-se incapazes de reduzir a infectividade do vírus HSV-1.
Palavras-chave: Agaricus blazei
Atividade antiviral
Polissacarídeos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5817
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernanda_virgilio_poli.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)375.41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.