EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5803
Tipo: Artigo
Título: TENDÊNCIAS DAS TAXAS DE INCIDÊNCIA DA DENGUE NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ COMPARADO AO CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO NACIONAL
Autor(es): MATUSHITA, Fabíola Akemi
PEREIRA, Cássia Letícia
BONACINE, Franciele Palauro
AGOSTINI, Jéssica Simone
MENGARI, Miriam Alves de Almeida
PEREIRA, José Gilberto
Abstract: Dengue é doença viral sistêmica que ocorre de forma epidêmica em áreas tropicais e subtropicais da Ásia, Américas e África. O vírus da dengue pertence ao gênero Flavivirus e à família Flaviviridae (arbovírus do grupo B) que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Aedes aegypti é o principal vetor e verdadeiro reservatório. A febre na dengue clássica persiste por período de dois a cinco dias com cefaléia intensa, mialgia, artralgia e dor retro-orbital. Neste trabalho, foi analisada a taxa de incidência anual dos casos de dengue no Brasil e em destaque o município de Maringá como unidade de observação, nos períodos entre 1999 a 2005. O freqüente aumento nos casos de Dengue no Brasil e em Maringá mostra que a expansão das áreas de proliferação da dengue poderá alcançar proporções ainda maiores se não forem tomadas atitudes que venham conscientizar as pessoas para que estas possam de alguma forma, tentar combater os focos do mosquito transmissor da doença, que nos dias de hoje, é considerada uma epidemia.
Palavras-chave: Aedes aegypti
Dengue
Flavivirus
Taxa de incidência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5803
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fabiola_akemi_matushita.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)206.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.