EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5796
Tipo: Artigo
Título: INTERVENÇÃO DA HIDROCINESIOTERAPIA EM MULHERES PÓSMENOPAUSA COM ELEVADO RISCO DE FRATURAS OSTEOPORÓTICAS
Autor(es): ESTEVES, Eveline Campaneruti
MORALES, Rosângela Cocco
OLIVEIRA, Edna Regina Netto de
Abstract: A população idosa tende a crescer, aumentando a probabilidade de doenças e dependências nessa fase. O processo normal do envelhecimento se caracteriza pela diminuição da capacidade funcional dos diversos órgãos e tecidos, acarretando um risco maior de doenças, freqüentemente, crônicas degenerativas. Com a presença da fragilidade óssea, tornam-se necessárias atividades que não envolvam desgastes e descargas de peso intenso nas articulações, podendo-se destacar a hidroterapia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar os benefícios da hidrocinesioterapia em doze mulheres na fase pósmenopausa, com idade média de 60,25 anos, com elevado risco de fraturas osteoporóticas diagnosticadas, através do exame de ultra-sonometria óssea em osso calcâneo do pé esquerdo. Inicialmente aplicou-se um questionário composto por questões pessoais, familiares, alimentares, medicamentosas e prática de atividades físicas. Após, foram realizadas medidas antropométricas, teste de coordenação motora e flexibilidade, avaliação postural, bem como, exames médicos dermato-ginecológicos. A intervenção constou de duas sessões semanais de hidroterapia com cinqüenta minutos de duração cada, por um período de seis meses, sendo o protocolo de tratamento composto por alongamentos globais, fortalecimento associado a exercícios respiratórios, descarga de peso parcial e total, exercícios de baixo impacto, atividades lúdicas, recreativas e intervalos de descanso. Observou-se com a presente pesquisa que, a hidrocinesioterapia além do efeito significativo na melhora da pressão arterial, promove também a diminuição da massa corpórea, aumento nos movimentos articulares e força muscular, ou seja, melhora no quadro geral das pacientes, levando, como conseqüência, à melhora da qualidade de vida, bem estar, socialização e valorização pessoal.
Palavras-chave: Fraturas osteoporóticas
Hidrocinesioterapia
Menopausa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5796
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eveline_campaneruti_esteves2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)101.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.