EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5793
Tipo: Artigo
Título: ABSENTEÍSMO DE AUXILIARES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL GERAL PÚBLICO
Autor(es): COIMBRA, Erica Macário
ESTEVES, Maria Isabel Tessaro
Abstract: O fenômeno do absenteísmo refere-se às ausências de trabalhadores ao trabalho e afeta a produtividade em todos os tipos de organizações. O interesse no tema surgiu da preocupação com os auxiliares de enfermagem, sob o ponto de vista da Psicologia Organizacional e do Trabalho, que tem focos na Gestão de Recursos Humanos e na saúde dos trabalhadores. Os auxiliares de enfermagem têm uma probabilidade maior de se desgastarem emocionalmente, devido ao constante contato direto que estabelecem com os pacientes internados ou com as suas famílias preocupadas com a recuperação do ente querido. Uma forma dos trabalhadores lidarem com o sofrimento dos doentes, suas famílias e com o próprio sofrimento é a falta ao trabalho. Sendo assim, a ausência dos profissionais de enfermagem, assume significativa importância, uma vez que a equipe de trabalho fica desfalcada e as necessidades assistenciais precisam ser realizadas e as expectativas dos pacientes precisam ser atendidas. O objetivo desta pesquisa foi o de caracterizar o fenômeno do absenteísmo, referente a trabalhadores hospitalares de enfermagem de um hospital geral público da cidade de Maringá. O Método de pesquisa foi qualitativo. A abordagem psicológica utilizada para a análise das entrevistas, foi a Psicodinâmica do Trabalho. O instrumento de coleta de dados foi um Roteiro de Entrevista Semi-estruturada. 12 sujeitos participaram de uma entrevista individual e trabalhavam em diferentes turnos do hospital. Os resultados obtidos demonstraram que os trabalhadores entrevistados se sentiam sobrecarregados de trabalho devido à falta de pessoal e apresentaram queixas de desgaste físico e emocional.
Palavras-chave: Absenteísmo
Enfermagem
Saúde ocupacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5793
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
erica_macario_coimbra.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)83.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.