EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5788
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE 1ª A 4ª SÉRIE DE MARINGÁ – PR
Autor(es): KOEHNLEIN, Eloá Angélica
CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: Os padrões alimentares errôneos das crianças, como o baixo consumo de frutas e hortaliças e consumo excessivo de guloseimas (doces, bolachas recheadas, salgadinhos, etc) favorecem o aumento do sobrepeso e da obesidade. A educação nutricional voltada aos escolares contribui para a formação de hábitos alimentares saudáveis, prevenindo doenças crônicas não transmissíveis, cuja prevalência vem aumentando significativamente nesta faixa etária. O objetivo do presente estudo foi verificar o grau de aprendizagem sobre os grupos alimentares de alunos que foram submetidos a educação nutricional. O presente trabalho foi realizado em uma escola municipal de Maringá - PR, com alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Cada série foi submetida a uma atividade de educação nutricional, sendo que para alunos de 1ª e 2ª série, realizou-se um teatro e para alunos de 3ª e 4ª série passou-se um filme explicativo. Para todas as séries explicou-se sobre a importância de todos os grupos de alimentos, suas fontes, freqüência de consumo e função no organismo. Para verificação da aprendizagem foi elaborada uma atividade na qual se utilizou 26 figuras de diferentes alimentos e os alunos tinham que identificar a que grupo as figuras pertenciam. Observou-se que alunos da segunda série apresentaram a menor média de erros (6,4%), enquanto alunos da primeira série apresentaram a maior média de erros (10,1%). No entanto, pode-se notar, através da média geral, menos de 10% de erros, que houve um grau de aprendizagem satisfatório entre os alunos desta escola municipal que foram submetidos à educação nutricional.
Palavras-chave: Hábito alimentar
Educação nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5788
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eloa_angelica_koehnlein.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)88.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.