EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5783
Tipo: Artigo
Título: DEJETO LÍQUIDO DE BOVINOS EM UM LATOSSOLO SOB PLANTIO DIRETO: EFEITO SOBRE A FAUNA DO SOLO
Autor(es): SILVANO, Caroline
VEZZANI, Fabiane Machado
FAVARETTO, Nerilde
BARTH, Gabriel
Abstract: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito residual da adição de doses crescentes de dejeto líquido de bovinos (DLB) sobre a abundância e a diversidade da fauna do solo, sob plantio direto, em duas safras agrícolas. O trabalho foi realizado em um Latossolo Vermelho-Amarelo, de textura franco-argiloarenosa, em plantio direto. Os tratamentos foram quatro doses de DLB (0, 60, 120 e 180 m3 ha-1 ano-1) em blocos ao acaso com quatro repetições. A fauna do solo foi coletada antes da próxima adição de dejeto, em duas safras: inverno 2009, sob a cultura de trigo (Triticum spp.), e verão 2009/2010, sob os restos culturais da cultura de soja (Glycine max). Para a coleta, foram utilizadas armadilhas do tipo Provid. A abundância dos organismos da fauna do solo aumentou com a aplicação crescente de DLB, especialmente na dose de 180 m-3 DLB ha-1 ano-1, sob a cultura do trigo. Na coleta sob os restos culturais de soja, não ocorreram diferenças estatísticas para os resultados da abundância entre os tratamentos. Também foi observada maior abundância (média geral) nos tratamentos da safra com trigo. Já a diversidade da fauna do solo diminuiu de acordo com o aumento da dose de DLB, devido ao aumento da dominância do grupo Collembola, e sem diferenças entre safras. Estes resultados demonstram efeito benéfico da aplicação de até 180 m3 ha-1 ano-1 de DLB à abundância da fauna do solo, apesar da redução na diversidade da fauna nas maiores doses, neste solo sob plantio direto.
Palavras-chave: Diversidade
Fauna epiedáfica
Resíduos no solo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5783
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caroline_silvano.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)142.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.