EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5781
Tipo: Artigo
Título: COMPORTAMENTO E ESTRESSE EM Leopardus pardalis E Puma yagouaroundi CATIVOS
Autor(es): CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
ROSA, Veruska Martins da
CAVALARO, Geovana Campanerutti
AZEVEDO, William de
SOARES, Cynthia Silva
Abstract: Os felinos, possivelmente, são os animais mais comuns em zoológicos brasileiros, vítimas do tráfico ou apreensões dos órgãos ambientais. Quando mantidas em cativeiro, estas espécies encontram condições desfavoráveis aos seus hábitos e comportamentos, considerando que possuem amplos territórios, assim como percorrem grandes distâncias forrageando. Por necessitarem de grandes áreas de vida, não se adaptam ao cativeiro, geralmente pequeno e sem interatividade. É comum apresentarem comportamentos estereotipados, ou seja, repetitivos e sem motivo aparente, tendo como principal causa o estresse e a apatia. Embora a reprodução das pequenas espécies não seja comum em cativeiro, muitos animais ainda são mantidos confinados apenas para entretenimento, sem estudos científicos e/ou conservacionistas. O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento de duas espécies de felinos mantidos em cativeiro: uma Jaguatirica (Leopardus pardalis) e um Gato-mourisco (Puma yagouaroundi), ambos machos adultos. Os animais pertenciam ao zoológico do Parque do Ingá, Unidade de Conservação situada em Maringá, Paraná. As observações foram realizadas três vezes por semana, cinco horas por dia, totalizando quinze horas semanais. Neste estudo, constatou-se que os animais estavam apáticos e passivos, permanecendo no interior da toca durante toda a pesquisa. Nenhum animal foi visto fora da toca, seja para forragear, defecar/urinar ou tomar banho de sol. Este trabalho demonstrou que o ócio, aliado a um recinto sem interatividade, influencia no comportamento de felinos silvestres mantidos em cativeiro. Faz-se necessário, então, o uso regular de enriquecimento ambiental na promoção de atividades físicas e entretenimento, diminuindo o estresse e o tempo ocioso.
Palavras-chave: Estresse
Felinos
Leopardus pardalis
Puma yagouaroundi
Zoológico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5781
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caio_henrique_oliveira_carniatto_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)397.82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.