EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5769
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO CRUZADA A PARTIR DOS SUGADORES ODONTOLÓGICOS DA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DO CESUMAR
Autor(es): SAVARIZ, Ana Eliza
SOUZA, Larissa Maciel de
GUADAGNIN, Thaís Putton
BOTELHO, Maria Paula Jacobucci
Abstract: O ambiente odontológico propicia a ocorrência de contaminações que podem ocorrer de forma direta ou indireta. As mangueiras dos sugadores podem ser consideradas como reservatório importante de microrganismos, já que seu correto reprocessamento nem sempre é possível. Embora os sugadores sejam trocados a cada paciente, alguns dentistas presenteiam seus pacientes com o sugador utilizado, o que pode favorecer a contaminação cruzada. Os objetivos deste trabalho são: (i) verificar se ocorre a contaminação dos sugadores pelo contato com as mangueiras; (ii) verificar se medidas de desinfecção com desinfetantes de baixo (hipoclorito de sódio a 0,05%) e alto nível (ácido peracético) são eficientes; (iii) caso se verifique a contaminação dos sugadores, sugerir uma mudança de conduta por parte dos Odontopediatras; (iv) verificar a prevalência de microrganismos nas mangueiras dos sugadores nas clínicas odontológicas do Centro Universitário de Maringá e (v) apontar a importância da implementação de medidas de biossegurança baseadas em literatura científica, buscando resguardar a saúde dos pacientes. Serão feitas coletas nas mangueiras de sucção dos equipos das clínicas odontológicas utilizando sugadores cirúrgicos estéreis descartáveis seguindo um protocolo de desinfecção com dois agentes desinfetantes distintos e um agente detergente diluído, tendo um grupo controle. Os sugadores serão armazenados em meio apropriado para posterior análise microbiológica e estatística. Presentear as crianças com os sugadores utilizados durante seu tratamento pode colocá-las em risco de adquirir uma infecção cruzada já que os microrganismos provenientes dos atendimentos anteriores podem permanecer na parte superior das mangueiras e poderão ser transmitidos ao sugador pelo contato.
Palavras-chave: Contaminação de equipamentos
Desinfetantes de equipamentos odontológicos
Contagem de colônia microbiana
Controle de infecções
Odontopediatria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5769
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ana_eliza_savariz.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)80.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.