EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5766
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NO DESEMPENHO FISIOLÓGICO DAS SEMENTES DE TRIGO INOCULADAS COM Azospirillum brasilense
Autor(es): PICCININ, Gleberson Guillen
ORTIZ, Alex Henrique Tiene
BRACCINI, Alessandro de Lucca e
DAN, Lilian Gomes de Moraes
Abstract: Na busca de elevação dos níveis atuais de produtividade e redução nos custos de produção de sementes de trigo no Brasil, novas tecnologias vêm sendo incorporadas ao sistema de produção. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica de sementes de trigo sob diferentes doses de nitrogênio associada a inoculação do Azospirillum brasilense nas sementes. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com os tratamentos distribuídos em esquema fatorial 3 x 3 x 2, sendo inoculação (sem inoculação, com inoculação das sementes com A. brasilense formulação turfosa na dose 100 gramas ha-1 e com a inoculação das sementes na formulação líquida na dose 100 mL ha-1), 3 doses de nitrogênio (0; 80 e 160 kg ha-1) distribuídas 1/3 na semeadura e 2/3 em cobertura e 2 dosagens do biorregulador (0 e 250 mL ha-1 aplicado no perfilhamento). A qualidade fisiológica das sementes de trigo foi avaliada pelos testes de germinação (vigor e viabilidade), envelhecimento acelerado e frio. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância a 5% de probabilidade (P < 0,05) e, quando significativas, as médias foram comparadas pelo método de agrupamento Scott-Knott. Concluiu-se que a utilização de inoculante na forma turfosa combinado com a metade da dose recomendada de nitrogênio promoveu um aumento significativo na qualidade das sementes de trigo.
Palavras-chave: Doses de nitrogênio
Triticum aestivum
Viabilidade
Vigor
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5766
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alex_henrique_tiene_ortiz1.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)117.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.