EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5763
Tipo: Artigo
Título: INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO ISOMÓRFICA DE Fe POR Al NA TRANSFORMAÇÃO TÉRMICA DE MAGHEMITAS (γ-Fe2-XAlXO3) SINTÉTICAS EM HEMATITAS (α-Fe2-XAlXO3)
Autor(es): NONAKA, Adriele Galeti
COSTA, Antonio Carlos Saraiva da
SOUZA JUNIOR, Ivan Granemann de
BATISTA, Marcelo Augusto
Abstract: A hematita é um óxido de ferro abundante em solos derivados de rochas magmáticas básicas. Juntamente com a maghemita, compõem grande parte dos óxidos de ferro de solos derivados do basalto. A substituição isomórfica (SI) é muito comum no processo de formação dos óxidos de ferro, sendo o Al um dos principais substituintes. O objetivo do presente trabalho foi o de avaliar a influência da SI de Fe por Al na transformação térmica de maghemitas sintéticas em hematitas. Maghemitas sintéticas substituídas com Al foram preparadas por meio de co-precipitação em meio aquoso alcalino para dar origem a uma contínua sucessão de substituição de Fe3+ por Al3+, com proporções teóricas variando de 0 a 30 mol%. O material sintetizado foi caracterizado espectrometria de emissão atômica por plasma acoplado indutivamente (ICPMS), difração de raios-X (DRX) e análise térmica diferencial (DTA). Foi possível sintetizar maghemitas com diferentes graus de SI (0,0 a 14,3 mol %), porém os valores observados foram menores do que os esperados. Por meio da DRX observou-se que todas as fases sintetizadas eram maghemitas e após o tratamento térmico estas foram identificadas como hematitas. Com o aumento da SI nas maghemitas observou-se aumento da temperatura de transformação destas em hematitas.
Palavras-chave: Análise térmica diferencial
Difração de raios-X
Emissão atômica por plasma acoplado indutivamente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5763
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adriele_galeti_nonaka.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)440.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.