EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5760
Tipo: Artigo
Título: PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Título(s) alternativo(s): PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL: O ADULTO DIANTE DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): SILVA, Yara Cristina Romano
Abstract: A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com o seu mundo interno e externo. Falar em psicomotricidade é falar de globalidade, na medida em que este termo indica uma relação biunívoca: integrar os aspectos da atividade psíquica, com seus componentes afetivos e cognitivos, aos da motricidade. Segundo autores da Educação, da Psicomotricidade, da Psicologia do Desenvolvimento e da Psicanálise, tais como Wallon (1989) Lapierre (1987), a primeira infância representa período determinante para o processo formativo da criança, no qual organiza estruturas emocionais, cognitivas e motoras (psicomotoras), determinantes dos modos de relação que estabelecerá com sua realidade externa e interna. Assim como os cuidados materiais, a higiene e a alimentação condicionam a saúde física, também a qualidade da relação estabelecida entre pais e educadores e a criança, nesses primeiros anos, condiciona e condicionará a saúde mental. Os transtornos psicológicos da criança pequena são, no mais das vezes, a expressão de dificuldades de ordem psicológica, de dificuldades nas relações com ela estabelecidas. Diante deste contexto, este estudo tem o objetivo de realizar uma revisão da literatura dos princípios teóricos e práticos da psicomotricidade relacional na educação e sua utilização no âmbito da Educação Infantil. Neste sentido, pretende-se com este trabalho, proporcionar aos pais e educadores a capacidade de analisar criticamente as práticas corporais presentes no cotidiano das creches, bem como suas implicações para o desenvolvimento psicomotor das crianças.
Palavras-chave: Psicomotricidade relacional
Saúde mental
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5760
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
yara_cristina_romano_silva2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)81.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.