EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5758
Tipo: Artigo
Título: O ENSINO DE ASTRONOMIA NA CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
Autor(es): UBINSKI, Juliana Alves da Silva
BECKER, Willyan Ronaldo
STRIEDER, Dulce Maria
Abstract: A curiosidade e o desejo de desvendar os mistérios que cercam o Universo levou o homem a olhar para o céu cada vez com maior freqüência, procurando respostas para as mais variadas perguntas. Já nos primeiros registros da civilização é possível constatar a existência de conhecimentos astronômicos norteando as atividades das pessoas. Uma das questões que (re)surge por conseqüência das atuais discussões em torno do ensino da Astronomia, é sobre formação dos professores que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e o potencial desta em contribuir para uma efetiva aprendizagem do tema. Para avaliar tal formação, foram convidados a responder um questionário estudantes do curso de Pedagogia do Centro de Educação, Comunicação e Artes da UNIOESTE-Campus de Cascavel, que participavam de uma oficina da Astronomia promovida por esta Instituição em parceria com o grupo de Astronomia do Colégio Estadual Horácio Ribeiro dos Reis. Observamos que a carga horária prevista na formação inicial é, segundo os próprios graduandos, muito pequena pela importância desse conteúdo e dos demais conteúdos científicos, pois, conforme indicado pelos investigados, a Astronomia é abordada (quando é) apenas na disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências, integrante curricular do último ano do curso. Tal situação gera uma formação docente deficiente relativamente ao tema em questão, o que associado a carência de materiais didáticos apropriados, pode levar a dificuldades relevantes na aprendizagem dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Ensino de astronomia
Ensino fundamental
Formação de professores
Pedagogia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5758
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
willyan_ronaldo_becker.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)142.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.