EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5756
Tipo: Artigo
Título: PIOMETRA DECORRENTE DE MUMIFICAÇÃO FETAL EM COELHO (ORYCTOLAGUS CUNICULUS): RELATO DE CASO
Autor(es): AZEVEDO, William de
ROSA, Veruska Martins da
CARNIATTO, Caio Henrique de Oliveira
ÁLVARES, Alessandra Aparecida Alça
LEONARDO, Jussara Maria Leite Oliveira
Abstract: O coelho doméstico, Oryctolagus cuniculus, da ordem Lagomorpha da família dos leporídeos, é como todos os mamíferos suscetíveis á infecções. As bacterioses são comuns em coelhos e podem causar resposta inflamatória demonstrada por material purulento e caseoso em abcessos. Um coelho adulto do sexo feminino, foi atendido no ambulatório clínico do Hospital Veterinário do Centro Universitário de Maringá – CESUMAR, com histórico de parto distócico, apatia e hiporexia há aproximadamente 10 dias. À palpação abdominal uma estrutura rígida em útero aumentado foi detectado. Os resultados hematológicos e de exame bioquímico não mostraram alterações, e ao exame de raio-x identificou-se a presença de estrutura mesogástrica tubular radiopaca, bem delimitada medindo aproximadamente 3,0 centímetros, semelhante a feto mumificado. O animal foi encaminhado à ovariossalpingohisterectomia terapêutica sendo instituído antibioticoterapia com enrofloxacina 5 mg/kg BID por via oral.
Palavras-chave: Coelho
Diestro
Piometra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5756
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
william_de_azevedo2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)106.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.