EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5751
Tipo: Artigo
Título: EXTRAÇÃO DO ÓLEO DE SEMENTES DE MUCUNA COCHINCHINENSIS A PARTIR DE DIÓXIDO DE CARBONO EM CONDIÇÕES PRESSURIZADAS
Autor(es): GARCIA, Vitor Augusto dos Santos
ABDALA, Ana Carolina de Araújo
ANDRADE, Simone Belorte de
SILVA, Camila da
CARDOZO FILHO, Lucio
Abstract: A extração de óleos vegetais utilizando um solvente em condições supercríticas apresenta-se como uma alternativa aos métodos clássicos de extração, devido às características dos solventes em condições pressurizadas, o qual proporciona maior capacidade de solvatação, facilitando o processo de extração. A literatura relata que o óleo obtido das sementes de Mucuna apresenta grande percentual de ácidos graxos insaturados, dentro os quais os ácidos graxos ômega 3 e 6. Neste contexto, o presente trabalho buscou avaliar o rendimento da extração do óleo da variedade Mucuna cochinchinensis (Cinza), utilizando dióxido de carbono como solvente em condições pressurizadas. Os experimentos foram realizados em temperatura de 40 a 60 ºC, pressão de 150 a 250 bar e fluxo de solvente constante de 3 mL/min, sendo obtida a cinética de extração em cada condição experimental. Os resultados reportam que o maior percentual em óleo obtido foi de 2,74 %, em temperatura de 40 °C e pressão de 250 bar. A análise dos ácidos graxos presentes nos óleos de Mucuna cochinchinensis obtidos indicaram a presença dos ácidos graxos considerados essenciais (linoléico e linolênico), com elevados teores de ácido ômega 6 (C18:2) (≅ 43).
Palavras-chave: Mucuna cochinchinensis
Ômega-3
Ômega-6
Dióxido de carbono supercrítico.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5751
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vitor_augusto_dos_santos_garcia2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)207.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.