EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5747
Tipo: Artigo
Título: HIPERADRENOCORTICISMO EM CÃES
Autor(es): ROSA, Veruska Martins da
CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira
CAVALARO, Geovana Campanerutti
Abstract: O hiperadrenocorticismo (HAC) constitui uma das endocrinopatias mais comuns em cães e está associado com a produção ou administração excessiva de glicocorticóides. Tal doença pode ser de origem espontânea ou iatrogênica. A HAC espontânea pode se associar com a secreção de ACTH inapropriada pela hipófise (hiperadrenocorticismo hipófise dependente), representando aproximadamente 80 a 85% dos casos, ou por um tumor adrenal (hiperadrenocorticismo adrenal dependente), representando cerca de 15 a 20% dos casos de hiperadrenocorticismo. O HAC iatrogênico é o resultado da administração excessiva de glicocorticóides. Esta doença geralmente acomete cães de meia idade a idosos. As raças mais predispostas são todos os tipos de Poodle, Dachshund, várias raças de Terrier, Pastor Alemão, Beagle e Labrador. Os sinais clínicos em geral são abdômen pendular e distendido, alopecia bilateral simétrica, pelo opaco e seco, pele fina, hiperpigmentação, atrofia muscular, letargia, polifagia, poliúria e polidipsia. O diagnóstico definitivo baseia-se na história clinica, achados do exame físico, hemograma, urinálise, estudos de bioquímica sérica, radiografia e testes de função adrenal. Atualmente o fármaco de escolha para o tratamento de HAC espontâneo é o Mitotano, que provoca necrose seletiva das zonas do córtex adrenal. Outros fármacos como cetoconazol e L-Deprenil vem sendo utilizados em tratamentos de hiperadrenocorticismo com bons resultados. Por ser considerada uma doença endócrina comumente diagnosticada, este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo bibliográfico sobre este assunto. Para tanto, serão apresentadas as principais causas de HAC, os sinais clínicos freqüentemente encontrados, bem como os métodos mais utilizados nos diagnósticos e tratamentos em cães.
Palavras-chave: Adrenal
Hipófise
Hormônio
Mitotano
Síndrome de Cushing.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5747
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
veruska_martins_da_rosa1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)418.5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.