EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746
Tipo: Artigo
Título: OBSTRUÇÃO URETRAL EM FELINOS
Autor(es): ROSA, Veruska Martins da
CARNIATO, Caio Henrique de Oliveira
CAVALARO, Geovana Campanerutti
Abstract: A obstrução uretral em felinos é uma enfermidade comum na clínica de pequenos animais, sendo uma desordem do trato urinário inferior, tendo como principais sinais clínicos: hematúria, disúria, polaquiúria, podendo ser classificada em obstrução uretral parcial ou completa. A formação de precipitados em forma de calculo em qualquer local das vias urinaria é chamada urolitíase; o calculo é chamado de urólitos. Os pacientes felinos obstruídos possuem um processo inflamatório das vias urinárias, que é acompanhado da presença de minerais (cristais e/ou cálculos). Fatores não totalmente elucidados podem estar envolvidos no desenvolvimento da Doença do Trato Urinário Inferior de Felinos (DTUIF). Os urólitos podem ser classificados de acordo com sua composição em: estruvita, oxalato de cálcio e urato. Oxalato de cálcio responde por aproximadamente 40% das obstruções em felinos, os urólitos de urato constituem aproximadamente 7%. O objetivo deste estudo é fazer uma revisão bibliográfica atualizada, utilizando artigos científicos e livros, sobre a obstrução uretral em felinos. A metodologia utilizada será uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa exploratória. Espera-se identificar possíveis causas e fatores predisponentes envolvidos urolitíase, bem como os métodos utilizados para diagnóstico e tratamentos dessa doença.
Palavras-chave: Felinos
Obstrução
Tampão uretral
Urina
Urólitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5746
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
veruska_martins_da_rosa2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)474.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.