EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5740
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA DIETA DA CURUJA SUINDARA (Tyto alba Gray 1829, STRIGIFORMES TYTONIDAE) COM ÊNFASE EM ROEDORES, A PARTIR DE EGAGRÓPILAS
Autor(es): FIGUEIREDO, Vanessa Batista
CÂNDIDO JÚNIOR, José Flávio
Abstract: A Suindara é uma coruja de médio porte, cosmopolita,é predadora de pequenos vertebrados, aves e insetos, podendo haver sazonalidade em sua alimentação dependendo da localização geográfica. As partes não digeríveis de suas presas como pêlos, exoesqueleto de artrópodes, ossos e penas são compactados em pequenas pelotas chamadas de egagrópilas, regurgitadas próximo ao local de dormida, principalmente. A partir das análises destas egagrópilas é possível realizar o estudo da dieta da suindara, e ainda realizar um levantamento indireto das espécies de certa área pelo reconhecimento do material encontrado. Neste estudo, as egagrópilas foram coletadas às margens do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Lindoeste - PR (25º15’S 53º34’W). Na triagem do material foram encontrados ossos de roedores, marsupiais e aves, pêlos, pele de répteis (principalmente serpentes) e partes de insetos. No presente trabalho são apresentados os resultados da identificação dos crânios de roedores coletados. Foram encontrados crânios dos gêneros Oligorizomys, Calomys e Akodon, e foi possível identificar as espécies Mus musculus, e Rattus rattus. O gênero mais comum foi Oligorizomys, cujos crânios estiveram presentes em 41,03% das amostras analisadas. Este estudo objetiva identificar os componentes da dieta da suindara estudada, assim como os roedores consumidos ate o menor nível taxonômico possível. Com os resultados obtidos é possível a contribuição para a identificação da pequena fauna de mamíferos da região.
Palavras-chave: Identificação
Regurgito
Roedores
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5740
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
vanessa_batista_figueiredo.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)170.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.