EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5719
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO ESTILO DA TIRA ‘HAGAR’ CONFORME CONCEPÇÃO BAKHTINIANA
Autor(es): MACHADO, Tatiane Henrique Sousa
Abstract: O presente estudo visa analisar o conceito de estilo de linguagem por meio do gênero discursivo tira em quadrinhos do personagem “Hagar‟. Para tanto, partimos da concepção interacionista de língua, com ênfase na abordagem sócio-histórica, bem como nos pressupostos teóricos do círculo de Bakhtin sobre interação e escrita no interior dos gêneros discursivos. Desse modo, busca-se analisar a concepção de estilo, e sua relação indissociável ao “outro” (interlocutor), uma vez que as escolhas individuais de estilo pautam-se na busca por uma atitude responsiva ativa por parte deste outro. Assim, pode-se notar por meio deste estudo que o estilo do gênero discursivo tira em quadrinho pode configurar-se como uma importante ferramenta de ensino de Língua Portuguesa, em detrimento a possibilidade de elucidar os diferentes mecanismos utilizados pelo locutor para atingir um determinado ouvinte, objetivando a efetivação da enunciação, uma vez que o estudo do enunciado permitirá aos alunos compreenderem de modo efetivo a natureza da língua e seu funcionamento nos diferentes contextos de enunciação. Logo, dentre os recursos observados destacam-se a junção dos aspectos verbais e não verbais; a pontuação expressiva, enquanto manifestação da entoação; a seleção vocabular informal carregada de sentidos construídos em detrimento aos julgamentos de valor partilhados e o tempo verbal que confere semelhança ao diálogo face a face.
Palavras-chave: Gêneros discursivos
Estilo
Tira em quadrinho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5719
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tatiane_henrique_sousa_machado2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)221.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.