EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5712
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO QUANTO À RESISTÊNCIA MECÂNICA DE PAVERS FABRICADOS COM CINZA DE BAGAÇO DE CANA DE AÇÚCAR COMO AGREGADO MIÚDO
Autor(es): ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
FRANCISCO, Aline Dalosse
MARTINS, Carlos Humberto
Abstract: A crescente preocupação mundial com a grande quantidade de resíduos gerados nos processos produtivos destinados de forma inadequada no ambiente faz com que estes resíduos se tornem alvo de diversas pesquisas que visam o seu reaproveitamento e reciclagem. Um dos setores que apresentam grande potencial de aproveitamento de resíduos de diversas origens é o setor da construção civil. Visando o aproveitamento da cinza do bagaço de cana de açúcar, resíduo amplamente gerado na produção de álcool e açúcar. O presente trabalho teve como objetivo a possibilidade da utilização deste resíduo na fabricação de blocos de pavimentação intertravados, pavers, em substituição parcial do agregado miúdo (areia natural) utilizado em sua composição. Inicialmente foram realizados ensaios de caracterização das cinzas de canade-açúcar para avaliar o seu potencial como agregado miúdo. Após as cinzas serem caracterizadas foram produzidos Pavers onde o agregado miúdo (areia) foi substituído por porcentagens de CBC. Esses pavers foram produzidos, objetivando-se comparar a resistência à compressão dos Pavers moldados com cinzas e os moldados com agregado natural (areia) sendo substituído parcialmente pela CBC. Para os pavers o aumento na resistência mecânica à compressão ocorreu, quando a areia foi substituída pela CBC, na faixa de 15%, acarretando em um aumento de resistência aos 28 dias.
Palavras-chave: Cinza do bagaço de cana-de-açúcar
Concretos
Pavers
Resistência à compressão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5712
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvia_paula_sossai_altoe1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)200.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.