EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5711
Tipo: Artigo
Título: LIMITES À EXPANSÃO DO CONTROLE SOCIAL PENAL: A LEGALIDADE, INTERVENÇÃO MÍNIMA E AS FUNÇÕES DA PENA
Autor(es): MENDES, Silvia de Freitas
AREND, Fernanda
URIO, Renata Adamshuk Urio
TOSETTO, Samara Sandra Ninow
Abstract: O Direito Penal Moderno, entendido como uma forma de controle social, vem sendo utilizado como política pública estatal para combater a criminalidade. Ocorre que a criação e a alteração de normas penais acabam por possibilitar a expansão do referido ramo do Direito e, em alguns casos, enseja a criação de novos crimes (seja com a alteração do Código Penal Brasileiro ou com a instituição de novas leis penais) e/ou o aumento do quantum mínimo e máximo de pena. Na pesquisa proposta, determinou-se como problema o seguinte: O Direito Penal Moderno, através da criação de novos tipos penais e penas, ou com o agravamento de normas penais já existentes, observa os limites definidos pelos princípios de legalidade, intervenção mínima e nas funções da pena? Para desenvolver o referido problema foi estabelecido como objetivo geral a análise da instituição ou alteração de normas penais e a limitação da expansão do Direito Penal pelos princípios de legalidade, intervenção mínima e pelas funções da pena. Além deste objetivo geral, definiu-se como objetivos específicos: estudar as alterações legislativas em matéria penal, mais especificamente as que criam novos crimes/penas e as que agravam normas já existentes; explicar os limites impostos ao Direito Penal, quais sejam: princípios de legalidade, intervenção mínima, bem como as funções da pena; relacionar a análise das referidas alterações legislativas com os limites acima referidos. Desse modo, pretende-se contribuir para com uma visão crítica a respeito da expansão do Direito Penal, bem como demonstrar que este controle social deve ser utilizado apenas em casos de efetivas lesões ou perigo de lesão a bens jurídicos que não possam ser efetivamente tutelados por outras formas de controle social.
Palavras-chave: Expansão penal
Funções da pena
Legalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5711
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silvia_de_freitas_mendes2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)84.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.