01 - CAMPUS MARINGÁ 3. TESES E DISSERTAÇÕES PROMOÇÃO DA SAÚDE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/571
Tipo: Dissertação
Título: Avaliação da elegibilidade da oferta de cuidados paliativos para a população idosa feminina atendida pelo Programa Estratégia Saúde da Família
Autor(es): SILVA, Ivanil Correia da
Primeiro Orientador: BERNUCI, Marcelo Picinin
metadata.dc.contributor.advisor-co1: SANTOS, Janaína Luiza dos
Resumo: O perfil da população brasileira tem se assemelhado ao de países desenvolvidos, caracterizado por um aumento do número de idosos, em especial, do sexo feminino. Diante dessa nova realidade, torna-se relevante o desenvolvimento de estratégias efetivas para garantir melhor qualidade de vida dessa crescente população. Assim, o presente estudo objetivou verificar a elegibilidade da oferta de cuidados paliativos as mulheres idosas atendidas pelo programa saúde da família do SUS, bem como, avaliar a elegibilidade da implementação de uma equipe especializada em cuidados paliativos junto às unidades básicas de saúde (UBS). Trata-se de um estudo descritivo do tipo transversal, desenvolvido no Município de Maringá, Paraná, no período compreendido entre os meses de abril a julho de 2015. O público alvo do estudo foram 423 mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, que fazem uso do serviço domiciliar oferecido pelas 29 UBS do município. Os dados referentes ao perfil sociodemográfico, suporte social e condições de saúde das idosas foram coletados por meio da aplicação de um questionário semiestruturado e aqueles referentes à elegibilidade de cuidados paliativos foram adquiridos com a utilização dos instrumentos Palliative Care Screening Tool e Palliative Performance Scale. Verificou-se que o perfil sociodemográfico e de saúde das idosas atendidas no domicílio são compatíveis com seu estado de vulnerabilidade, marcados pelo predomínio de mulheres com idade superior a 75 anos, viúvas, com grau de instrução baixo, com pouco suporte social, portadoras de doenças crônicas e com dificuldades de deambulação. Quanto aos escores obtidos nos instrumentos de avaliação da necessidade de cuidados paliativos, a maioria 75% das idosas apresentou escores compatíveis com a elegibilidade da utilização dos mesmos. Conclui-se no presente estudo que há necessidade da articulação de uma equipe especializada em cuidados paliativos ao serviço de atenção primária ofertada à população idosa com limitação funcional.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Qualidade de vida
Idosos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/571
Data do documento: 12-Mai-2016
Aparece nas coleções:PROMOÇÃO DA SAÚDE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IVANIL CORREIA SILVA.pdfDissertação836.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.