EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706
Tipo: Artigo
Título: FERRAMENTAS DA QUALIDADE NO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS
Autor(es): BARBOSA, Priscila Pasti
LUZ, Sheila
PENTEADO, Fernando Cesar
ANGELIS NETO, Generoso De
MARTINS, Carlos Humberto
Abstract: Integrar conceitos de reengenharia somados a melhoria contínua de processos é o grande desafio que se encontra para alcançar um programa contínuo de gestão. Assim, com os avanços tecnológicos, a união destes conceitos tornou-se uma ferramenta de suma importância no auxílio do mapeamento, na execução e no monitoramento dos desempenhos de processos. Cada vez mais as empresas buscam por ferramentas e técnicas de suporte gerencial para o alcance de diferenciais competitivos. Nesta linha, pretende-se neste trabalho destacar algumas das ferramentas da qualidade total, sendo elas, a técnica de coleta de dados, o diagrama de Pareto, o diagrama de causa e efeito, o sistema de gerenciamento de processos (PDCA) e o levantamento de plano de ação, usadas no gerenciamento de processos, que quando implantadas de forma orientada, contribuem para o controle de processos e proporcionam ganhos no setor operacional do sistema de qualidade adotado. A pesquisa consistiu em uma revisão de literatura em fontes importantes de gestão de sistemas de qualidade no Brasil e no mundo, gerando um material com informações básicas para o auxílio de gestores e administradores de processos com princípios de melhoria contínua.
Palavras-chave: Gerenciamento
Qualidade
Reengenharia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5706
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sheila_luz2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)148.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.