EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5705
Tipo: Artigo
Título: CONTROLE DE DISPOSITIVOS EM REDE SEM FIO INTELIGENTE NO PADRAO DE COMUNICAÇAO ZIGBEE (IEEE 802.15.4)
Autor(es): MENECHINE, Saulo
GEBARA JUNIOR, Munif
Abstract: Com um continuo desenvolvimento tecnológico presente, a comunicação sem fio (wireless) cresce nas aplicações que se baseiam em envio de dados entre dispositivos tais como sensores, periféricos utilitários residenciais ou industriais, atuadores, acionamentos e rastreamento. Para tais processos, é necessário que exista uma rede wireless que unifique e interligue a comunicação entre os mesmos. Dentro do contexto de comunicação e acionamento de dispositivos é indispensável que se leve em conta a confiabilidade, consumo e custo de tais redes. Este trabalho em questão objetivou desenvolver um estudo tecnológico de comunicação entre tais dispositivos atendendo o padrão de comunicação zigbee, e ainda, o desenvolvimento prático de uma rede de comunicação sem fio que atenda a aplicações residenciais e industriais de dispositivos. Com a proposta de eficiência em baixo consumo de energia e roteamento autossuficiente. Assim a rede possui a característica de auto-organização no tráfego de dados, mantendose em períodos de dormência (standby) os pontos onde não estão em modo de transmissão e recepção de dados.Como parte da proposta de pesquisa utilizou-se o padrão de comunicação zigbee recentemente homologado pela ANATEL (Agencia Nacional de Telecomunicações) e também pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos IEEE 802.15.4. A metodologia de pesquisa utilizada na criação dos protótipos e comunicação dos módulos teve como fundamento principal as folhas de dados dos fabricantes de tais módulos. Para tanto foi necessário um protótipo eletrônico que interligou os módulos de comunicação com estas características zigbee, possibilitando a análise geral do funcionamento das redes zigbee e acionamento de dispositivos.
Palavras-chave: Dispositivo Wireless
Protocolo IEEE 802.15.4
Rede sem fio
Zigbee
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5705
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saulo_menechine.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)235.93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.