EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5703
Tipo: Artigo
Título: O SISTEMA DE QUALIDADE NA INDUSTRIA DE CONFECÇÃO
Autor(es): BIÉGAS, Sandra
CARDOSO, Patrícia Machado Mellero
Abstract: Com base em uma realidade onde indústrias de confecção se mantêm alicerçadas no mercado pela qualidade de seus produtos, embora demonstrem baixo uso das tradicionais ferramentas de gestão de qualidade, este estudo foi realizado com o objetivo de conhecer o sistema de qualidade na indústria de confecção, sob o ponto de vista dos encarregados e gerentes (responsáveis diretos ou indiretos pela qualidade). Os objetivos específicos abrangem descrever a prática de qualidade específica da indústria de confecção e identificar os conceitos e categorias relacionados à qualidade. Como resultados, o presente estudo descreveu os componentes do Sistema de Qualidade na Confecção. Trata-se de um estudo de multicaso, realizado com 59 indivíduos (encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade) de nove indústrias de confecção localizada no "corredor da moda" que abrange as cidades de Maringá, Apucarana e Cianorte. Os procedimentos de coleta, análise e categorização dos dados foi norteada pela metodologia grounded theory, os dados primários foram coletados por meio de realização de entrevistas abertas e semi-estruturadas com os indivíduos envolvidos com a o sistema de qualidade, os dados secundários foram coletados de documentos disponibilizados pelos indivíduos entrevistados. à medida que as categorias foram emergindo dos dados, as entrevistas tornaramse semi-estruturadas. O processo de analise e categorização parcial dos dados permitiu a compreensão de aspectos significativos do sistema de qualidade - do ponto de vista dos encarregados, gerentes e outros indivíduos com atribuições relacionadas com a qualidade - os quais foram classificados em duas categorias: a qualidade do vestuário (o que o vestuário é o que ele proporciona) e a realização da qualidade (como a qualidade torna-se real, como é executada).
Palavras-chave: Confecção
Qualidade de produto
Realização da qualidade
Sistema de qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5703
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sandra_biegas.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)580.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.