EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5701
Tipo: Artigo
Título: BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: A HUMANIZAÇÃO NOS HOSPITAIS DA REGIÃO DA CIDADE DE APUCARANA
Autor(es): STUANI, Rúbia Nataly Brugnolo
MACHADO, Beatriz
Abstract: A evolução dos hospitais trouxe consigo a fragilidade no âmbito da humanização. Este trabalho tem por finalidade levantar referências bibliográficas que permitam construir um referencial teórico sobre a utilização da brinquedoteca hospitalar como um meio importante na recuperação das crianças internadas, conhecer a influência da brinquedoteca hospitalar e no comportamento das crianças internadas, verificar quais hospitais da região do município de Apucarana que apresentam no seu contexto a brinquedoteca hospitalar e identificar as perpeções dos gestores hospitalares sobre a brinquedoteca hospitalar. Os autores importantes para a pesquisa foram: Azevedo, Viegas e Funes. O levantamentos de dados referentes a brinquedoteca hospitalar e sua utilização até o presente momento foram obtidos através de pesquisa bibliográfica em artigos, livros e site especializados sobre o assunto e também documento oficial do Ministério da Saúde. A pesquisa de campo que será realizada terá como instrumento um questionário contendo questões semi-estruturadas e que será entregue aos gestores hospitalares de oito hospitais da região de Apucarana: Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Mandaguari, Rolândia e Londrina pretendendo-se obter informações sobre a percepção dos gestores hospitalares em relação a brinquedoteca hospitalar e a importância de sua utilização para a melhora no atendimento das crianças internadas no setor pediátrico. Considerando-se o que foi arrolado na pesquisa bibliográfica, a evolução dos hospitais trouxe novos objetivos que é a humanização hospitalar, nesse contexto o riso e a brinquedoteca hospitalar mostraram-se como estímulos para a diminuir os efeitos nocivos da internação junto às crianças internadas.
Palavras-chave: Criança
Brinquedoteca hospitalar
Humanização e lúdico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5701
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rubia_nataly_brugnolo_stuani.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)93.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.