EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5698
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DO MEDICAMENTO Sulphur NO COMPRIMENTO DA RAIZ PRIMARIA DE PLÂNTULAS DE Ipomoea grandifolia
Autor(es): MARQUES, Rosimar Maria
CASALI, Vicente Wagner Dias
BONATO, Carlos Moacir
CECON, Paulo Roberto
Abstract: Objetivo deste experimento foi avaliar o efeito do medicamento homeopático Sulphur nas dinamizações 3, 4, 5 e 6CH no crescimento da raiz primaria de plântulas de Ipomoea grandifolia (corda-deviola). Duzentas sementes com protusão de radícula foram distribuídas sob superfície de areia em placas de petri e disposta verticalmente em bandejas sendo mantidas em câmara de germinação tipo BOD à 25ºC constante no escuro de forma que as raízes crescessem na superfície da areia. O crescimento da raiz primaria (CRP) foi mensurado com paquímetro digital de 8 em 8 horas até completar 72 horas. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Dunnerr a 5% de probabilidade. As dinamizações 3 e 4CH incrementaram o comprimento da raiz primária em comparação ao controle 24 horas após a implementação do experimento. Na 32ª hora os tratamentos 3, 4 e 5CH apresentaram maior CRP em comparação ao controle e a 6CH não deferiu do controle. Com 40 horas todas as dinamizações incrementaram o CRP quando comparadas ao controle. A partir da 48ª hora até 72ª horas as dinamizações 3, 4 e 5CH apresentaram maiores valores de CRP em comparação ao controle e a 6CH não diferiu.
Palavras-chave: Homeopatia
Planta daninha
Corda-de-viola
Ipomoea grandifolia
Sulphur
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5698
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rosimar_maria_marques_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)120.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.