EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5694
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DE RISCOS Á SAÚDE HUMANA NUMA ÁREA CONTAMINADA POR HIDROCARBONETOS DE PETRÓLEO NA CIDADE DE GUARAPUAVA – PR
Autor(es): LEMES, Robson Oliveira
SILVA, Hermam Vargas
Abstract: A sociedade humana e suas atividades vêm acumulando ao longo dos anos um expressivo passivo ambiental de solos e águas subterrâneas contaminados, principalmente após a Revolução Industrial, gerando uma questão de extrema importância para ser gerenciada pelas atuais e futuras gerações. E esse passivo não foi resultado somente de acidentes ambientais. Procedimentos que se consideravam em determinadas épocas aceitáveis tecnicamente, sendo por vezes aprovados ou autorizados pelos órgãos de controle ambiental, resultam hoje em áreas contaminadas perante os atuais critérios e níveis de exigência da sociedade. Para saber a real magnitude das ações antrópicas sobre o ambiente, assim como suas conseqüências, faz-se necessário à realização de uma avaliação de risco. O presente trabalho tem por objetivo aplicar uma avaliação de risco à saúde humana em uma área acidentalmente exposta á hidrocarbonetos de petróleo, utilizando-se para isso um software de valoração chamado Risc4. As análises de solos e águas subterrâneas foram obtidas de um laudo do passivo ambiental realizado por uma empresa de planejamento ambiental, indicando o xileno como principal composto encontrado.
Palavras-chave: Avaliação de risco
RISC4
Risco á saúde humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5694
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
robson_oliveira_lemes.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)127.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.