EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5693
Tipo: Artigo
Título: CRESCIMENTO E ATIVIDADE DE PEROXIDASES EM RAÍZES DE PLÂNTULAS DE SOJA SUBMETIDAS AO ÁCIDO m-HIDROXIFENILACÉTICO
Autor(es): BEVILAQUA, Jennifer Munik
SOARES, Rita de Cássia Siqueira
RAMOS, Aparecida Maria Dantas
SOARES, Anderson Ricardo
FERRARESE FILHO, Osvaldo
Abstract: Plantas superiores regularmente liberam compostos orgânicos no ambiente. Estes se acumulam no solo e influenciam o crescimento e o desenvolvimento das plantas vizinhas, com efeitos positivos e/ou negativos, em um fenômeno chamado alelopatia. No solo, estes compostos aleloquímicos podem ser rapidamente absorvidos por outras plantas, e eventualmente, causarem danos ao crescimento. Relatos de pesquisas anteriores relacionam o ácido m-hidroxifenilacético (m-HPA) ao fraco crescimento e baixa produção de soja em monoculturas contínuas, destacando seu efeito autotóxico. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi verificar o possível efeito alelopático de m-HPA em raízes de soja. Após três dias de germinação, 25 plântulas de soja foram submetidas à incubação em câmara de crescimento com aeração (25ºC, fotoperíodo de 12h) em solução nutritiva pH 6.0, contendo ou não m-HPA em diferentes concentrações. Após 24 horas de exposição das raízes, o crescimento e a atividades das peroxidases (PODs) foram determinados. Os resultados revelaram diminuição no crescimento das raízes, assim como aumentos nas atividades das PODs solúvel e ligada o que sugere uma possível influência sobre a lignificação, devido estresse causado pelo aleloquímico. Embora os mecanismos completos ainda não tenham sido resolvidos, as alterações enzimáticas, a produção e a incorporação de lignina e o aumento na rigidez da parede celular contribuem para a redução no crescimento da raiz.
Palavras-chave: Ácido m-hidroxifenilacético
Alelopatia
Glycine max
Peroxidase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5693
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rita_cassia_siqueira_soares_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)127.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.