EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5682
Tipo: Artigo
Título: A ARBORIZAÇÃO VIÁRIA DE MARINGÁ/PR ENQUANTO UM ATRATIVO TURÍSTICO
Autor(es): BARROS, Rafaela De Angelis
PEREHOUSKEI, Nestor Alexandre
GUIZELINI, Larissa De Angelis
ANGELIS, Bruno Luiz Domingos De
Abstract: A presente pesquisa trata de conhecer a influência da arborização viária na cidade, componente da infraestrutura urbana, enquanto fator de atração turística. Como meio para o desenvolvimento da mesma, a cidade de Maringá/PR foi escolhida por seus atributos, no que diz respeito, à arborização de acompanhamento viário, associado ao fato de ser considerada “corredor de passagem” a turistas que se dirigem para Foz do Iguaçu, Argentina e Paraguai. O referencial teórico-metodológico está centrado em pesquisa de campo e de caráter exploratório, propondo-se investigar a realidade de uma atividade complexa do potencial desse “verde”. A inclusão sobre o potencial turístico das árvores viárias foi realizada através da aplicação de um formulário de entrevista junto a 450 turistas, hospedados nos quatro maiores hotéis centrais de Maringá. As questões estruturadas e semiestruturadas permitiram identificar o perfil socioeconômico dos atores, assim como obter dados qualitativos e quantitativos sobre a percepção dos mesmos em relação às árvores viárias maringaenses. Por meio das entrevistas constatou-se que, para 90% dos turistas entrevistados, a arborização viária de Maringá pode ser considerada um atrativo turístico da cidade. A partir desse significativo percentual, recomenda-se o estabelecimento de políticas públicas que possam vir a colaborar com o incremento do turismo em Maringá/PR.
Palavras-chave: Arborização viária
Infraestrutura urbana
Turismo de Maringá/PR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5682
Data do documento: 25-Out-2011
Aparece nas coleções:VII EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (25 à 28 de Outubro de 2011)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rafaela_de_angelis_barros.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no VII Encontro Internacional de Produção Científica (25 a 28 de Outubro de 2011)114.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.