EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660
Tipo: Artigo
Título: VERIFICAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL DAS REFEIÇÕES PRODUZIDOS NUM RESTAURANTE COMERCIAL
Autor(es): IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
SALADO, Gersislei Antonia
Abstract: O presente estudo teve como objetivos determinar a composição química centesimal de refeições servidas em um restaurante comercial, e também as condições sanitárias do estabelecimento de acordo com a agência nacional de vigilância sanitária. Foram analisadas nove receitas de origem oriental, e de maior preferência dos consumidores. As receitas foram obtidas diretamente com os responsáveis pela preparação, no próprio local. Para análise da receita foram utilizadas tabelas de composição química, e foram analisados macro e micronutrientes. Cada preparação diferiu nos valores conforme os ingredientes utilizados, especialmente em relação à quantidade de sódio, provavelmente devido à utilização de produtos como shoyu, aji-no-moto e hondashi que apresentam glutamato monossódico na composição.. Em relação às condições sanitárias foi estabelecida uma relação de 51 itens adaptado da Resolução - RDC nº275 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos. Os resultados mostraram que cerca de 90% dos itens verificados no restaurante estavam de acordo com as condições exigidas. O restaurante apresenta boas condições de segurança no trabalho, edificação, procedimentos de higiene pessoal, controle de qualidade podendo proporcionar uma boa qualidade das refeições servidas. Conclui-se, portanto que este restaurante apresenta boas condições para funcionamento segundo a resolução referenciada. A rotulagem nutricional de alimentos é um apoio importante para os consumidores e poderia ser uma ferramenta a ser adotada pelo estabelecimento, podendo com isso fidelizar o cliente, além de servir como informação para os indivíduos portadores de algum tipo de patologia, que teriam mais segurança para escolher o cardápio.
Palavras-chave: Restaurante comercial
Condições sanitárias
Informação nutricional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5660
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edna_kiyomi_kassuya_iriguchi3.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)82.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.