EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5658
Tipo: Artigo
Título: PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ATENDIDOS NAS UBS DE MARINGÁ
Autor(es): IRIGUCHI, Edna Kiyomi Kassuya
LIRANÇO, Eloísa
VASQUES, Crislayne Teodoro
FERREIRA, Elisângela
FELIX, Rita de Cássia
BRUNO, Izabelle Rodrigues
SALADO, Gersislei Antonia
Abstract: O Diabetes Mellitus e a Hipertensão arterial podem causar várias complicações, e são um dos principais problemas de saúde do Brasil, onerando os cofres públicos. É indispensável o controle dessas, seja do nível glicêmico, seja da pressão arterial, evitando assim complicações futuras. A orientação aos pacientes portadores de diabetes e hipertensão é de suma importância e os profissionais da saúde têm o desafio de conscientizar seus pacientes e familiares, para que mudem seus hábitos e tenham não apenas longevidade, mas também qualidade de vida. O objetivo do projeto foi de, promover ações educativas, referentes principalmente à alimentação adequada, para os grupos de portadores de diabetes mellitus e hipertensos, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde da cidade de Maringá. Foram realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde, aos participantes de ambos os gêneros e de qualquer faixa etária, e seus familiares do Projeto Hiperdia, promovido pela Prefeitura Municipal. Os indivíduos foram convidados pelos agentes comunitários do Programa de Saúde da Família, a participarem das reuniões. Nas ações educativas foram utilizados: banners, cartazes, tubos de ensaio e folders. Foram realizados 07 reuniões, em diferentes UBS, no período de junho à dezembro de 2008, atendendo um total de 196 indivíduos.
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Alimentação
Hipertensão
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5658
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
edna_kiyomi_kassuya_iriguchi.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)77.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.