EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5651
Tipo: Artigo
Título: REFERENDO DO DESARMAMENTO: A FORMAÇÃO DISCURSIVA CIENTÍFICA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS
Autor(es): ZAMPAR, Douglas
DURVAL, Milena de Morais Dias
ROMUALDO, Edson Carlos
Abstract: O Referendo do Desarmamento, realizado em 2005, apresentava como objetivo decidir a permanência ou não do artigo 35 do Estatuto do Desarmamento. O artigo em questão proibia o comércio de armas e munição em todo o território nacional e foi questionado por ferir o direito constitucional à legitima defesa. A mídia nacional foi tomada pelas propagandas das frentes Pró Legitima Defesa e Brasil Sem Armas, que eram, respectivamente, contra e a favor à proibição. O presente texto apresenta um estudo feito sobre o recorte do Horário Gratuito para a Propaganda Eleitoral televisiva (HGPE/TV) de ambas as frentes, e mobiliza dois conceitos da Análise do Discurso de Linha Francesa para analisar os sentidos produzidos nas propagandas: regularidade discursiva e Formação Discursiva (FD). Temos como objetivo mostrar como as mesmas estratégias são utilizadas pelos dois grupos produzindo, no entanto, sentidos diferentes. Pudemos constatar que tanto o discurso de autoridade quanto a veiculação de pesquisas foram estratégias regulares na FD Científica dos dois grupos, entretanto os sentidos produzidos eram diferentes devido ao posicionamento favorável ou contrário em relação à pergunta levantada pelo referendo.
Palavras-chave: Formação discursiva
HGPE/TV
Produção de sentido
Referendo do desarmamento
Regularidade discursiva
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5651
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
douglas_zampar.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)79.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.