EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM BAILARINOS CLÁSSICOS
Autor(es): MENDONÇA, Daniela Mara
CAMPOS, Carolina Ferreira Costa
DADA, Rafaela Pilegi
PRATI, Sérgio Roberto Adriano
Abstract: O balé clássico, com a técnica e a ótima execução dos movimentos, pode desenvolver em seus praticantes alterações mecânicas e posturais, bem como o comprometimento a vida útil do bailarino e sua performance. Esse trabalho de caráter descritivo teve como objetivo identificar as características de tendência postural em bailarinos de grupos de balé de Maringá. A amostra foi composta por vinte bailarinos voluntários que apresentavam como rotina de trabalho pelo menos seis horas semanais entre aulas, ensaios e apresentações. Para a identificação das características posturais foi utilizado o método PSU adaptado a partir da observação em simetrógrafo e auxiliada pelo software de avaliação Sapaf 1.0 e 4.0. Nesse procedimento identificando os segmentos corporais (ideal quando ICP ≥85%). Os segmentos corporais analisados compreendem a cabeça/pescoço (CP), dorso/lombar (DL), abdômen/quadril (AQ) e membros inferiores (MI). Os resultados principais identificaram que em média os bailarinos apresentam ICP igual a 87,3 (6,7). Considerando desvio padrão houve casos com tendência postural alterada (35% da amostra). Quando analisados segmentos corporais percebeu-se que em média índices de CP, DL e MI foram maiores que 85%, já nos segmentos AQ o índice médio ficou a baixo do desejável com o valor de 82,3% caracterizando desvio preocupante especialmente devido à sobrecarga que a região dorsal sofre em movimentos da modalidade. Por fim conclui-se que um trabalho e avaliação nos participantes em determinados períodos e um trabalho de compensação poderiam ajudar a diminuir problemas posturais.
Palavras-chave: Balé
Lesão
Postura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5635
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daniela_mara_mendonca.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)86.73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.