EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5633
Tipo: Artigo
Título: FIGURAÇÃO, INTERDEPENDÊNCIA E EQUILÍBRIO DE TENSÕES: RELAÇÕES DE PODER NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Autor(es): LUCCAS, Daiane Siqueira de
LAROCCA, Liliana Muller
Abstract: Utilizando o referencial teórico de Norbert Elias e considerando que sociedade e indivíduos são objetos inseparáveis e participantes ativos na transformação social, analisamos, por meio da observação participante, as relações de poder estabelecidas entre os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a população adscrita ao território de uma Unidade Básica de Saúde (Programa de Saúde da Família) em um município da região metropolitana de Curitiba. Os resultados foram categorizados em consonância aos conceitos de Elias. A dinâmica relacional entre lugar e posição social (figuração) apareceu em 17 falas: “me sinto constrangida por ter de visitar meus vizinhos”. A dependência recíproca entre os seres humanos (interdependência) explicitou-se em 13 falas: “a figura do ACS só existe devido à existência do usuário”. As mudanças no equilíbrio de forças (equilíbrio de tensões) foram percebidas quando a presença de um usuário portador de agravo transmissível desestabilizou o frágil equilíbrio do território. Como consideração final, destacamos que relações de poder permeiam as práticas sanitárias e mantêm interdependência com as políticas públicas e com o Sistema Único de Saúde. A teia tecida pelas relações humanas estabelecidas na compreensão do espaço circundante das unidades básicas (território) corroborou a necessidade de realização de pesquisas que aproximem referenciais sociológicos ao mundo da saúde.
Palavras-chave: Agentes comunitários de saúde
Poder social
Programa de saúde da família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5633
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
daiane_siqueira_luccas.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)76.18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.