EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5628
Tipo: Artigo
Título: ACUPUNTURA: CONHECIMENTO E TRATAMENTO ENTRE USUÁRIOS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE EM TANGARÁ DA SERRA-MT
Autor(es): PEREIRA, Cristina Fernandes
BORGES, Juliano Luis
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento e utilização da acupuntura por usuários da rede pública de saúde do município de Tangará da Serra-MT. Também foram verificados a aceitação do tratamento e sua possível disponibilização pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O método utilizado para esta pesquisa foi um survey, através de protocolo de entrevista. Foram entrevistadas por conveniência 30 pessoas de ambos os sexos, num período determinado, no Centro de Referência em Fisioterapia e Centro de Especialidades Médicas. De acordo com os resultados observa-se que mesmo o Ministério da Saúde permitindo o atendimento por acupuntura, a falta de informação e ação de gestores dificultam a implantação e disseminação dessa prática entre a população que utiliza o serviço de saúde público. A análise demonstra que a oferta da acupuntura encontraria grande aceitação, sendo utilizada como forma complementar de prevenção e tratamento de agravos de saúde. A implementação da política nacional, garantindo à população o acesso a essas práticas, traria uma nova perspectiva, baseada em um diferente paradigma de saúde, voltada para o equilíbrio e a interação holística do homem com a natureza e o meio social.
Palavras-chave: Acupuntura
Saúde pública
Tangará da Serra
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5628
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristina_fernandes_pereira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)105.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.