EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5623
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DA ELETROMIOGRAFIA DURANTE A ALIMENTAÇÃO DE LACTENTES A TERMO E PREMATUROS: REVISÃO DA LITERATURA
Autor(es): GOMES, Cristiane Faccio
THOMSON, Zuleika
CARDOSO, Jefferson Rosa
Abstract: O objetivo do estudo foi realizar revisão para caracterizar e discutir as pesquisas com utilização de eletromiografia durante vários métodos de alimentação de lactentes a termo e prematuros, com destaque para as diferenças de atividade muscular. Foi realizada revisão da literatura, através da seleção de estudos em bases de dados e revistas especializadas com as palavras-chaves: sucção, aleitamento materno, aleitamento por mamadeira, aleitamento por copo, músculos faciais, lactentes prematuros e lactentes a termo. Os estudos foram divididos em três grupos: Grupo 1: lactentes a termo, Grupo 2: lactentes prematuros e Grupo 3: outras situações, com bebês entre zero e 12 meses de idade e avaliação dos músculos faciais durante alimentação. Como resultados foram encontrados cinco estudos que utilizaram avaliação eletromiográfica de músculos responsáveis pela sucção em lactentes a termo, dois na avaliação muscular durante a alimentação de prematuros e um na avaliação de outras situações. Os estudos desenvolvidos com lactentes a termo avaliaram o músculo masseter, o que possibilitou a comparação entre as atividades musculares nos quatro estudos. Os estudos de avaliação eletromiográfica em lactentes apresentam diferentes desenhos metodológicos e análise de vários músculos e atividades. Foi possível concluir que o músculo masseter apresenta maior atividade muscular durante o aleitamento materno e reduzida durante o aleitamento por mamadeira em lactentes a termo e que há evidências de que durante aleitamento por copo há atividade semelhante ao aleitamento materno.
Palavras-chave: Eletromiografia
Lactentes
Alimentação
Músculos faciais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5623
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cristiane_faccio_gomes.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)106.95 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.