EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5613
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE CONTRACETIVO DE EMERGÊNCIA EM FARMÁCIAS DE DISPENSAÇÃO
Autor(es): BUZELATO, Claudinei Moisés
CAMARGO, Marlene Rodrigues Marcelino
MELLA, Sidney Edson
MELLA, Eliane Aparecida Campesatto
Abstract: A Contracepção de Emergência (CE) é um método que pode ser usado após a falha na utilização de um método contraceptivo, após uma relação sexual desprotegida, ou em casos de violência sexual. A CE é indicada somente para casos especiais. Esse método jamais deve ser usado regularmente, pois após um ano completo de uso, o seu índice de falha seria mais elevado que os contraceptivos hormonais regulares e, além disso, pode causar sérios danos a saúde das usuárias. Sendo assim, este trabalho visou caracterizar o consumo dos contraceptivos de emergência em duas farmácias de dispensação de Maringá, bem como verificar os aspectos relacionados ao uso. Os participantes do presente estudo foram 21 compradores da pílula do dia seguinte, que adquiriram a pílula nas sextas-feiras, sábados e domingos do mês de dezembro de 2008 em duas farmácias de Maringá. Para a obtenção dos dados sobre o uso da CE,confeccionou-se um questionário auto-preenchível. A CE mais adquirida foi a Pilen® 57%, e em nenhum caso houve prescrição médica, 46% dos usuários já usaram o método duas vezes durante o período de um ano, sendo que a faixa etária que mais fez o uso do método foi 21 a 29 anos (57%). Os dados obtidos, demonstram que o método de CE vem sendo usado sem indicação médica, cabendo ao profissional farmacêutico estar informando sobre a CE e indicando aos usuários a procurarem um médico para obterem a prescrição da CE.
Palavras-chave: Anticoncepção pós-coito
Uso de medicações
Etinilenostradiol
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5613
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudinei_moises_buzelato.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)126.01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.