EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5607
Tipo: Artigo
Título: INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM PEQUENOS RUMINANTES NA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ, BRASIL
Autor(es): PAVOSKI, Caroline
LOURENÇO, Fábio José
BOSO, André Luis Rego
PRADO, Carlos Ronaldo Ferro
Abstract: O trabalho foi realizado com o objetivo de fazer uma revisão bibliográfica retirada de livros, artigos, revistas e periódicos dos quais mostram, os efeitos das diferentes técnicas de inseminação artificial, por via transcervical, a qual apresenta resultados inferiores aos encontrados na IA realizada por laparoscopia, que por sua vez exige investimentos mais substanciais em material e mão de obra especializada. Outro aspecto importante é o tipo de sêmen utilizado no procedimento de IA. O sêmen a fresco apresenta melhores resultados do que quando é utilizado o sêmen congelado, entretanto, inviabiliza, na maioria das vezes, o comércio de sêmen entre pontos distantes ou ainda a conservação do material genético de reprodutores superiores. Por meio dessas novas biotecnologias pode-se ter uma intensificação reprodutiva,aumento da qualidade,prolificidade, e permitir que o valor animal e social dessa espécie seja difundido ao redor do mundo.
Palavras-chave: Laparoscopia
Sêmen
Transcervical
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5607
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caroline_pavoski2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)104.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.