EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5586
Tipo: Artigo
Título: REPRESENTAÇÕES ACERCA DO SISTEMA CARCERÁRIO FEMININO JOINVILENSE
Autor(es): SILVA, Camila Diane
SILVA, Janine Gomes da
Abstract: : Esta pesquisa teve como objetivo evidenciar as representações acerca do sistema carcerário feminino joinvilense, problematizando histórias e memórias de mulheres condicionadas ao cárcere, egressas do sistema, bem como mulheres ligadas a instituições que trabalham com esta questão, como o Conselho Carcerário da Comunidade de Joinville, o Centro de Direitos Humanos “Maria da Graça Brás” – CDH, e a Pastoral Carcerária. Inicialmente foi realizada uma ampla análise bibliográfica permeando temáticas relacionadas à história regional, instituições fechadas, gênero, memória e a metodologia de História Oral, seguidas de análise documental do Arquivo Histórico de Joinville – AHJ, bem como da biblioteca de apoio do CDH. Após este período houve a realização de entrevistas. As histórias e memórias destas mulheres revelam o crescente número do contingente carcerário feminino, em âmbito nacional, nos últimos 10 anos. Joinville, que até meados da década de noventa não possuía nenhuma estrutura carcerária feminina, passa a receber uma demanda crescente, tendo que lidar com improvisos e arranjos dispostos a atenderem a premência. Atualmente a cidade conta com uma Ala Feminina improvisada, com a capacidade para atendimento de 35 detentas, no entanto atende o número aproximado de 100 mulheres. Os motivos, em sua grande maioria, estão relacionados ao ato coadjuvante no auxílio ao tráfico de drogas e conseqüentemente o estabelecimento na condição do comando do crime. Destaca-se que os índices de reincidências estão presentes em muitos dos casos, caracterizando a ausência de um trabalho ressocializante e principalmente a assistência e o apoio à egressa do sistema carcerário.
Palavras-chave: Memória
Mulheres
Sistema carcerário
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5586
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_diane_silva.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)75.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.