EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5585
Tipo: Artigo
Título: DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA DA HANSENÍASE NO BRASIL CONFORME REGIÃO, CLIMA E PERÍODO.
Autor(es): TIBÚRCIO, Camila de Souza
TONÁ, Claudiane
SANTOS, Cristiane
OCCHI, Laiany Garcia
PEREIRA, José Gilberto
Abstract: No Brasil, a hanseníase é um problema de Saúde Pública e seu plano de eliminação está entre os principais objetivos a nível nacional. A distribuição da hanseníase é restrita a espaços diferenciados. No Brasil, a espacialidade da doença tem sido estudada de forma pontual em alguns Estados e Municípios, sem sistematização. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), recentemente implementado pelo Ministério da Saúde, permite explorações detalhadas da doença. Neste estudo objetivo de identificar as regularidades de sua diferenciação espacial de acordo com as temperaturas anuais médias registradas nas cinco Regiões do país no período de 2006 a 2008. O delineamento dos estudos foi baseado em dados estatísticos, quantitativos e descritivos sobre o diagnostico da situação da Hanseníase na população brasileira por região. Tratou-se de um estudo ecológico descritivo com as seguintes variáveis: prevalência da doença e temperatura média anual. Os resultados sugerem a expansão da hanseníase em focos localizados nas Regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, associados às altas temperaturas médias anuais, porem esses resultados não foram significativos. Sabendo-se que a hanseníase já foi endêmica em países frios, deve-se antes estabelecer uma relação entre a ocorrência de casos da doença e a situação sócio-econômica das populações, do que atribuir sua predominância a fatores climáticos.
Palavras-chave: Efeitos do clima
Endemias
Distribuição geográfica
Hanseníase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5585
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_souza_tiburcio.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)74.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.