EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5563
Tipo: Artigo de Evento
Título: DETERMINAÇÃO DO CONSUMO DE MATÉRIA-PRIMA: ENCAIXE MANUAL VERSUS ENCAIXE COMPUTADORIZADO NA PRODUÇÃO DE ARTIGOS MANUFATURADOS
Autor(es): VIEIRA, Ariana Martins
BIÉGAS, Sandra
CARREIRA, Manoel Francisco
Abstract: A pesquisa desenvolvida teve como objetivo determinar e comparar o consumo de matéria-prima usando o processo de encaixe manual e computadorizado utilizado em indústrias de artigos manufaturados. Esta pesquisa classifica-se como exploratória e investigativa com abordagem quantitativa, aplicada à prática de manufatura. Através da comparação das simulações de encaixes manuais e dos mesmos encaixes computadorizados foi possível determinar o percentual de consumo real de matéria-prima, onde os dados foram tabulados para analisar qual o melhor desempenho. Os resultados observados na simulação do encaixe computadorizado demonstram valores próximos dos referenciais teóricos. Comparando os resultados entre a simulação manual e computadorizado, esta apresentou melhor aproveitamento. Pode ser concluído que a tecnologia neste processo produtivo apresenta-se como um diferencial competitivo por meio da otimização da produção, agilidade do processo e qualidade na execução.
Palavras-chave: Encaixe computadorizado
Encaixe manual
Indústrias de manufatura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5563
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ariana_martins_vieira.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)81.09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.