EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5558
Tipo: Artigo de Evento
Título: PERFIL NUTRICIONAL DE MULHERES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): CARVAJAL, Anne Elise Saara Santos
KOEHNLEIN, Eloá Angélica
Abstract: A avaliação do estado nutricional é utilizada para verificar as proporções corporais e, quando necessário, estabelecer atitudes de intervenção. É imprescindível eleger o método de avaliação nutricional que melhor se enquadre na população em estudo, de execução simples, rápido, reprodutível e inócuo. O objetivo do presente estudo foi verificar o perfil nutricional de mulheres atendidas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Maringá - Pr. Foram avaliadas 36 mulheres com idade entre 18 e 59 anos, que procuraram atendimento nutricional durante o mês de maio de 2007. Para avaliação do estado nutricional utilizou-se o Índice de Massa Corporal (IMC), calculado por meio da relação peso (Kg) / estatura (m2) e para classificação utilizou-se o padrão de referência da Organização Mundial de Saúde (1997). Os resultados desta pesquisa apontaram uma situação alarmante, observou-se que o IMC de 91,7% das mulheres estava acima da normalidade, sendo que 25% apresentavam sobrepeso e 66,7% apresentavam algum grau de obesidade. Apenas 8,3% das mulheres avaliadas naquele período eram eutróficas. Face aos valores elevados de IMC, pode-se concluir que a prevalência de excesso de peso e obesidade nas mulheres que procuraram o atendimento na UBS foi alarmantemente elevada.
Palavras-chave: Estado nutricional
Índice de Massa Corporal (IMC)
Unidade Básica de Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5558
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anne_elise_saara_santos_carvajal2.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)67.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.