EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5551
Tipo: Artigo de Evento
Título: OBSERVAÇÃO DE CRISTAIS EM TÚBULOS DE MALPIGHI DE Dione juno juno CRAMER,1779 (LEPIDOPTERA: NYMPHALIDAE)
Autor(es): CARDOSO, Anelise
CONTE, Hélio
NANYA, Satiko
Abstract: Nos insetos, os túbulos de Malpighi são os principais órgãos do sistema excretor, atuando como reguladores de composição da hemolinfa. São órgãos anexos ao sistema digestório, sendo longos e finos, às vezes enovelados, ramificados ou dispostos em feixes, comumente implantados na parte anterior do proctodeo, com número variável nas diferentes ordens, geralmente ocorrem em múltiplos de dois. Os túbulos de Malpighi retiram da hemolinfa os produtos do metabolismo intermediário, especialmente sais e resíduos nitrogenados na forma de ácido úrico, que se precipitam formando cristais. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a morfologia dos túbulos de Malpighi em larvas de D.juno juno e verificar a presença de cristais. Em Dione juno juno, principal praga do maracujá identificamos um total de seis túbulos, sendo três túbulos de cada ampola inseridas na lateral do proctodeo. Os túbulos de Malpighi se distribuem em direção a região anterior do mesêntero, de onde retornam para a região do cólon inserindose na parede do reto constituindo os criptonefrídeos. Os cristais foram encontrados em grande quantidade na região posterior dos túbulos de Malpighi e aparentemente ausentes na região dos criptonefrídeos.
Palavras-chave: Cristais
Dione juno juno
Morfologia
Túbulos de Malpighi
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/5551
Data do documento: 27-Out-2009
Aparece nas coleções:VI EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (27 a 30 de Outubro de 2009)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
anelise_cardoso.pdfTrabalho apresentado no VI Encontro Internacional de Produção Cientifica (27 a 30 de outubro de 2009)385.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.